segunda-feira, 6 de julho de 2009

Carga em queda

Leio a seguinte notícia:

A carga de energia no SIN atingiu os 49.422 MW médios em junho, queda de 3,4% na comparação com igual mês de 2008, quando foram consumidos 51.182 MW médios. O resultado foi ainda 1,1% menor do que o registrado em maio. De acordo com os dados do Boletim Preliminar de Carga Mensal do ONS, o recuo foi puxado pela ocorrência de baixas temperaturas, inferiores às registradas no mesmo período dos últimos dois anos, o que tem afetado o consumo das classes residencial e comercial. Ainda de acordo com o boletim, embora alguns segmentos industriais estejam apresentando sinais de recuperação, o aumento do consumo de energia ainda não pôde ser observado no total da carga de energia. (BrasilEnergia - 03.07.2009)

Comento:

Constata-se que a crise econômico-financeira teve impacto no setor elétrico. A demanda industrial por eletricidade reduziu-se. Porém, em termos de setor elétrico, a crise reduziu a pressão por expansão, o que permite ao governo - responsável pelo planejamentoda expansão - mais fôlego e tempo para achar soluções genuinamente brasileiras para um problema genuinamente doméstico, já que não há no mundo nem um outro setor elétrico que se assemelhe ao nosso.

Ou seja, o governo tem mais espaço para planejar e executar a expansão da capacidade instalada, e da consequente segurança do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário