segunda-feira, 15 de junho de 2009

As fontes de energias renováveis

O VENTO

O vento existente nos seis continentes do planeta é suficiente para suprir o consumo mundial de energia em mais de quatro vezes o nível atual de consumo. A energia eólica já é uma história de sucesso e gera eletricidade para milhões de pessoas, empregos para dezenas de milhares de seres humanos e bilhões de dólares de lucro. Na China, por exemplo, a capacidade de geração de energia através do vento dobrou em 2002. Desde o início dos anos 70, o governo dinamarquês apoia o desenvolvimento e a implementação de uma forte indústria de energia eólica, especialmente através de abatimentos em impostos e investimentos públicos. Na Dinamarca, existem mais pessoas trabalhando na indústria de energia eólica do que na pesca.
O SOL
A luz solar que ilumina a Terra a cada hora é suficiente para suprir as necessidades humanas por um ano inteiro. Há muitas maneiras de utilizar esta fonte de energia: Coletores solares térmicos, que podem aquecer a água e o ar para casas e instalações industriais; ou energia solar fotovoltaica, que gera eletricidade diretamente a partir da luz do sol. - Países em desenvolvimento instalaram mais de um milhão de sistemas domésticos de energia solar. - Existem aproximadamente 150 mil sistemas domésticos de energia solar no Quênia, mais de 100 mil na China, 60 mil na Indonésia e mais de 300 mil lanternas solares na Índia.
BIOMASSA
Plantações podem ser cultivadas especificamente para a produção de combustíveis e a compostagem de material vegetal também pode ser usada para produzir gás metano, que, por sua vezes, pode ser utilizado como combustível. Resíduos florestais e agrícolas também podem ser usados para produzir eletricidade e aquecer, sem causar o aumento dos níveis de CO2.
PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS
Os projetos de usinas hidroelétricas de pequeno porte usam o fluxo natural das águas dos rios para gerar eletricidade. Unidades hidrelétricas familiares contam com pequenas turbinas que usam o fluxo da água para gerar eletricidade para casas. Mais de 100 mil famílias no Vietnã usam pequenas turbinas de água para gerar eletricidade. Mais de 45 mil pequenos projetos de pequenas hidroelétricas estão sendo usados na China, gerando energia para mais de 50 milhões de pessoas.

Um comentário:

  1. Boas


    Parabens pelo post pois estes assuntos necessitam de ser divulgados.
    E quando falamos em energia alternativa ou construção auto sustentável as empresas já não podem apresentar a desculpa da redução de lucros, pelo contrário. Os industriais estão a investigar um novo e lucrativo mercado para produtos com características de protecção ambiental, com maior durabilidade e menor despesa de fabrico. Os novos processos construtivos também resultam em economias importantes, que se traduzem num menor custo final das obras. O conhecimento dos novos materiais disponíveis no mercado permite aos empreendedores oferecer produtos imobiliários com novos atractivos aos consumidores. E estes ganham a perspectiva de menores custos de manutenção da habitação, e até de obter algum lucro, como na possibilidade da venda da energia excedente.

    Visite o meu blog:http://alternativa-renovavel.blogspot.com/

    ResponderExcluir